sexta-feira, 16 de março de 2018

Aécio Neves tinha bloqueador de telefone ilegal em casa

O Senador Aécio Neves (PSDB-MG) mantinha um bloqueador de sinal telefônico ilegal em seu apartamento no Rio de Janeiro. A revelação está em um relatório da Polícia Federal (PF) que foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

A defesa do senador alega que o aparelho nunca foi usado. O relatório foi produzido em 5 dezembro de 2017 e anexado em 17 de janeiro de 2018 a uma das ações nas quais Aécio é alvo. 

Segundo informações do jornal "O Globo", o objeto, proibido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi recolhido durante a Operação Patmos, originada após a delação de executivos da JBS. 

O perito da PF Daniel França de Oliveira Melo explica que "a luz indicativa de energização na porção superior do aparelho ligou, indicando funcionamento. 

A eletrônica presente e os elementos de antena sugerem o uso do aparelho para a geração de ruído de radiofrequência para causar interferência nos sinais de redes de comunicação móvel celular, objetivando a indisponibilidade de serviço (bloqueador de celular). 

O perito ligou o aparelho e com auxílio de analisador de espectro constatou a produção de sinal de radiofrequência (RF) nas faixas utilizadas pelos serviços de móvel pessoal (SMP) correspondendo aos serviços '2G' e '3G'". 

Em nota, Alberto Toron, advogado do tucano, afirmou que o aparelho foi um presente, que não chegou a ser usado pelo seu cliente. "O senador desconhecia tratar-se de equipamento de uso limitado", disse. 
NM

Nenhum comentário:

Postar um comentário