domingo, 16 de abril de 2017

Caicó participa do Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas

A Confederação Nacional dos Municípios e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) realizaram em Brasília, nos dias 11 e 12 de abril, o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Caicó esteve representada no evento pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diego Vale. 

A programação contou com debates sobre diversos assuntos, como: Governança das Cidades Históricas; Competitividade do Turismo nas Cidades Históricas; e Patrimônio Cultural como vetor de Desenvolvimento. Participaram do evento o ministro da Cultura, Roberto Freire, a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. 

Com o título de Patrimônio Imaterial do Brasil concedido pelo IPHAN, a Festa de Sant’Ana Caicó tornou-se uma das nove cidades históricas do Rio Grande do Norte. “Estamos no roteiro das Cidades Históricas Turísticas do Brasil e isso desperta para a necessidade de implementar políticas de incremento do turismo com a valorização dos nossos patrimônios materiais e imateriais”, destaca Diego Vale. 

Para o secretário, o patrimônio dá sentido de pertencimento à comunidade e pode gerar riquezas e renda. “Para tornar o turismo cultural sustentável é preciso que as políticas públicas de turismo estejam incluídas num contexto social, ambiental e econômico”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário