sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

UFRN e Secretaria de Saúde discutem parceria na área de genética

Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participaram de reunião na última terça-feira, 20, com a secretária adjunta de saúde do Estado, Hélida Maria Bezerra, para discutir soluções burocráticas e propor parceria na área de genética. 

O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde do RN (Sesap), onde a reitora da universidade, Ângela Maria Paiva Cruz, solicitou nova redação da minuta de resolução que irá substituir a portaria 176/11, a qual dispõe sobre a prática de estágio em todas as unidades da rede estadual de saúde. 

Após deliberações, ficou acertada a formação de um grupo com representantes da UFRN e da Sesap para elaborar texto alternativo à resolução em pauta. Também foi decidido que, diante da necessidade de receber os estagiários no início das aulas de 2017, o convênio entre ambas as instituições será renovado de acordo com as normas ainda em vigor. 

Na ocasião, professoras do departamento de Biologia Celular e Genética ainda apresentaram as competências da UFRN para atuar no diagnóstico de doenças genéticas. 

“O Estado carece de recursos humanos e equipamentos para o atendimento dessa área que inexiste na rede pública local. Nós dispomos de infraestrutura e podemos abarcar uma série de rotinas”, explicou a professora Lucymara Agnez Lima, que com ajuda da professora Tirzah Braz Lajus resumiu as possíveis formas de parceria. 

A secretária adjunta de saúde demonstrou interesse e definiu as primeiras providências para o desenrolar das discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário