quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

População se revolta com aumento do IPTU: “Se o prefeito quer dinheiro, arrume outro jeito”

Buscando os descontos oferecidos para pagamentos em dia dos impostos e informações sobre seus carnês e valores, vários contribuintes estiveram na porta da Secretaria Municipal de Tributação (Semut) na manhã desta quarta-feira (21). 

A grande movimentação seria normal para esta época do ano se não fosse por um detalhe: uma grande parte da população encontrou uma surpresa ao checar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2017. 

A taxa de lixo, valor cobrado junto ao IPTU anualmente, deixou de receber o desconto oferecido pela prefeitura e em alguns casos, o valor total das taxas e impostos de território para 2017 dobraram. “O município viu que não tinha mais condições de bancar o desconto integral desta taxa de lixo como nos anos anteriores”, explica Rembrandt Coura, diretor do Departamento de Tecnologia e Informação da Semut. 

A Prefeitura do Natal oferece um desconto que pode chegar a até 75% nas taxas de IPTU de imóveis de pequeno porte. 

Até a cobrança de 2016, esse desconto se estendia também para a taxa de lixo, mas a nova medida para 2017 cortou esse benefício, o que resultou, em alguns casos, em um aumento de até ¾ na taxa. 

Na prática, a cobrança extra afeta principalmente as pessoas com menor renda que recebiam o desconto da prefeitura no IPTU e na taxa de lixo. Francisco Cabral, morador da zona leste de Natal, estava buscando um lugar para reclamar sobre o valor cobrado em seu carnê do IPTU para 2017. 

“O meu aumento foi de 100%. Mais de 100%. Eu pagava R$ 80 e agora é R$ 180. Se o prefeito quer dinheiro, ele que arrume outros jeitos de ganhar, eu vou reclamar”, declara Francisco. AGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário