Governador Robinson comemora no Facebook a retomada do abastecimento de água no Seridó

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomou no fim da tarde deste domingo (27) o abastecimento de água para as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando. 

As cidades saíram da lista de colapso graças ao trabalho integrado e incansável do Governo do Estado, como resultado das ações hoje a água chegou na captação em Jardim de Piranhas. 

Diversas ações foram realizadas pela Secretaria de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) Caern e pela Defesa Civil. 

Dentre os trabalhos está a intensificação da fiscalização do uso irregular da água, a gestão hídrica junto a Agência Nacional de Águas (ANA), bem como, o trabalho de abastecimento alternativo da população por meio de carros pipas. 

“A ação rápida do nosso governo, que não mediu esforços, estabeleceu uma força-tarefa em várias frentes sob o nosso comando, tornou possível a volta d’água”, afirmou o Governador, Robinson Faria. Mesmo diante da retomada do abastecimento, a Caern esclarece que a população deve usar a água de forma racional. 

“O uso racional da água deve ser uma atitude permanente, mas no cenário de escassez de água, como o que vivemos, este gesto torna-se essencial”, explica o diretor presidente da companhia, Marcelo Toscano. É válido ressaltar, que mesmo com a retomada da captação no rio Piranhas/Açu o plano alternativo de abastecimento da região está montado para alguma eventual necessidade. 

“A população pode ter a certeza de que não mediremos esforços para manter o abastecimento do Estado”, conclui Marcelo Toscano. 

Em sua página no Facebook, o governador Robinson Faria comemorou a retomada do abastecimento. “Amigos, é com alegria que anuncio que o abastecimento d’água de Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas será retomado ainda hoje pela Caern. Quero parabenizar a equipe obstinada formada por dirigentes e técnicos de todos os órgãos que trabalharam juntos e mostraram que, com empenho, amor e coragem, superamos até os maiores desafios”. 
AGRN