quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cientec informa sobre a importância do Teste do Coraçãozinho

Quem visita o estande 25, do pavilhão três, da XXII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) encontra informações importantes sobre o Teste do Coraçãozinho. 

O exame neonatal é obrigatório e gratuito, como o Teste do Pezinho, mas ainda é desconhecido para muitos pais. No local, estudantes de Medicina como Maíra Dantas dão instruções aos visitantes sobre a importância do exame. 

“O teste é uma importante forma de rastreio de cardiopatias congênitas e anomalias cardíacas. Ele deve ser realizado antes do bebê receber alta da maternidade, entre 24 e 48 horas”, explica a aluna. 

Mesmo com a obrigatoriedade, ainda há maternidades e hospitais que não estão realizando o exame – que é rápido, simples e indolor, como demonstra a simulação do estande. 

Com isso, cerca de 30% das crianças cardiopatas recebem alta hospitalar sem ter o diagnóstico da sua doença. “O problema é grave e resulta em um alto índice de mortes infantis. Por este motivo, um dos principais objetivos da iniciativa é promover a conscientização sobre o direito de se fazer o teste”, afirma Maíra Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário