quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Congresso contra a Lava-Jato

Se a sociedade não se mobilizar, o Congresso parece que não terá pudor algum em votar medidas cujo único propósito é conter a operação Lava-Jato e futuras investigações de corrupção. O primeiro alvo é o instituto da delação premiada. 

Propostas em pauta na Câmara e no Senado querem impedir as delações de réus ou investigados presos, limitar o período em que o investigado pode firmar acordos de colaboração e aumentar as exigências de provas que sustentem as acusações. 

Foi esse o roteiro que se seguiu à Operação Mãos Limpas, na Itália. E lá os políticos tiveram sucesso em mitigar o alcance das investigações. Aqui há um movimento contrario, com ecos também no Congresso. 

Ministério Público Federal e movimentos da sociedade civil se mobilizam pela votação do pacote batizado de Dez Medidas contra a corrupção – que aperta os parafusos, em vez de afrouxá-los. À frente da reação, o procurador Deltan Delagnol, da força-tarefa de Curitiba, foi enfático ao dizer que o combate à corrupção no Brasil é uma piada de mau gosto. 

Comparou a prática a uma serial killer que mata sorrateiramente, na forma de falta de medicamentos, escolas e segurança. Não será fácil, como já foi, para o Congresso protagonizar uma lambança contra os avanços trazidos pela Lava-Jato. Como se vê, estão todos de olho. 
ROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário