sábado, 25 de junho de 2016

CTGAS-ER e instituto alemão estudam implantação de ETA movida a energia solar e biogás

Comprovando o nível do relacionamento mantido pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER, com instituições e empresas da Alemanha, visando cooperação para a implantação e desenvolvimento de projetos tecnológicos, esteve em visita ao Centro, o Prof. Dr. Uwe Menzel, Vice-Presidente da Plataforma Tecnologia Ambiental, da Federação das Indústrias do Estado BADEN-Württemberg e diretor Acadêmico do Instituto de Engenharia Sanitária, Gerenciamento da Qualidade de Água e de Resíduos, da Universidade de Stuttgart. 

Ele foi recebido nessa quarta-feira (22), ao final da tarde, pela diretora Executiva Cândida Amália Aragão e diretor de Tecnologias, Paulo Isabel Fernando e ficou impressionado com o nível das pesquisas desenvolvidas no CTGAS e com a quantidade de áreas de atuação. 

Durante reunião de trabalho foi tratada uma cooperação visando o projeto de uma estação de tratamento de água movida a energia solar e biogás. A ideia é de participar com este trabalho, na 1ª Chamada para Apresentação de Projetos de Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento entre empresas brasileiras e alemãs. 

A iniciativa busca propostas que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços direcionados ao mercado doméstico ou global. 

O projeto deverá demonstrar equilíbrio na participação dos parceiros industriais dos dois países, com complementaridade entre as empresas e contribuições de ambos os lados para a pesquisa. Participou também da reunião José Odécio Rodrigues Júnior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH-RN para analisar o participação das unidades hoteleiras no projeto. 

A iniciativa prevê o financiamento de projetos conjuntos utilizando recursos do Programa Central de Inovação para Pequenas e Médias Empresas (ZIM Program), pelo lado alemão e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e outras agências governamentais de fomento, por parte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário