sexta-feira, 24 de junho de 2016

Artistas acusam governo de PE de superfaturamento em shows

Em plena festa junina, em meio à polêmica envolvendo o cachê de R$ 575 mil a Wesley Safadão no São João de Caruaru, artistas pernambucanos compartilharam áudios no Whatsapp denunciando um esquema de superfaturamento de shows promovidos pelo poder público estadual. 

Segundo os artistas, eles teriam que pagar uma comissão para ter seus shows contratados para a festa de São João. O cantor André Rio foi o primeiro a denunciar o esquema. 

No áudio que enviou a um grupo do aplicativo de troca de mensagens, ele afirma que foi contactado apenas no dia 22, um dia antes da véspera de São João, para fazer shows pela Fundarpe e pela Empetur, dois órgãos do governo de Pernambuco ligados às areas de Cultura e Turismo, respectivamente. Mas que, para fechar contrato, teria de "deixar metade do cachê de comissão (...) para as pessoas que dirigem estes órgãos". 

André Rio ainda afirma que 'muito artista aceita' e depois fica reclamando por ser 'tratado dessa forma'. 

Outro músico, o sanfoneiro e cantor Cezzinha, também compartilhou um áudio sobre o tema. "Algumas pessoas devem estar perguntando por que eu não estou fazendo muito show, é por conta dessas sacanagens", diz o músico, que classifica como 'roubalheira' a atual situação.

Os áudios estão causando uma grande repercussão no meio musical pernambucano, e o governo estadual soltou uma nota, assinada pelos secretários de Turismo (Felipe Carreras) e Cultura (Marcelino Granja), e pelas presidentes da Fundarpe (Márcia Souto) e Empetur (Ana Paula Vilaça) sobre o tema. Confira a íntegra:

"Sobre o áudio gravado pelo cantor André Rio, as secretarias de Turismo e de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, a Fundarpe e a Empetur informam que trabalham segundo as recomendações definidas pelo Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público, seguindo todos os critérios e normas legais nas contratações. O Governo de Pernambuco vai apurar e punirá civil e criminalmente qualquer um que venha a tomar este tipo de atitude na atual gestão. Além disso, vai acionar judicialmente qualquer pessoa que faça acusações inverídicas, para que ele possa informar e provar quem realizou ou propôs este tipo de negociação, tal como o relatado pelo citado cantor."
Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário