quinta-feira, 31 de março de 2016

Pelé pede indenização da Samsung por uso de sósia em propaganda

Alvo de diversas campanhas publicitárias ao redor do mundo, Pelé desgostou da última que ficou sabendo, estampada no jornal norte-americano New York Times. O Rei do Futebol entrou com um processo contra a empresa de matérias eletrônicos Samsung por usarem um sósia em uma propaganda. 

O anúncio em questão discorre sobre uma televisão com imagem em 4k (altíssima resolução), em que como imagem de fundo da página está o rosto de um negro, que segundo argumentos da defesa do ex-jogador, “é muito semelhante a Pelé”. 

O pedido de indenização é de 30 milhões de dólares (cerca de R$ 108 mi). Frederick Sperling, advogado que representa nomes como Pelé e Michael Jordan, entrou com ação por uso indevido de imagem na Corte Federal de Chicago. 

A empresa sul-coreana, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o caso, quanto a intenção ou não de vincular a imagem do anúncio à figura de Pelé. Pelé rompeu o contrato que tinha com a Samsung ainda em 2013. 

Este é um argumento usado pela defesa para alegar que o uso de um “sósia” no anúncio prejudica a imagem de Pelé em outros negócios e também com relação à empresa, já que consumidores podem achar que o brasileiro tenha voltado a se associar à marca. 
Gazeta Press

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