quinta-feira, 31 de março de 2016

Livro e Bibliotecas: Parlamentares e entidades apresentam suas prioridades para 2016

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca, presidida pela senadora Fátima Bezerra e pelo Deputado José Stédile, retomou suas atividades. Em café da manhã, na Câmara dos Deputados, parlamentares, representantes do Ministério da Cultura e Conselheiros do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) apresentaram suas prioridades para o ano de 2016. 

Fátima Bezerra informou que a prioridade da frente será a aprovação do Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLLL) e a realização de seminários que visem a fortalecer a cadeia do livro e da biblioteca no país. “A frente parlamentar tem como principal prioridade, em 2016, fazer com que o governo federal envie o PNLL para o Congresso Nacional. Esse plano está pronto, é bom e não nasceu de cima para baixo; foi amplamente debatido por aqueles que militam na área da cultura e da educação”, afirmou. 

O diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, Volnei Canônica, relatou que as prioridades da pasta são a aprovação do Projeto de Lei 1.321/2011, que trata do Fundo Nacional Pró-Leitura; do Projeto de Lei do Senado 49/2015, que institui a Política Nacional de Fixação do Preço do Livro, de autoria da senadora Fátima; e o Projeto de Lei do Senado 28/2015, que institui a Política Nacional de Bibliotecas, cuja relatoria é de Fátima Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário