segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Equipe do PSF realizou palestra do Outubro Rosa para mais de 100 mulheres em Laginhas

A equipe do Programa Saúde da Família(PSF) realizou uma importante ação do outubro rosa para as mulheres do Distrito de Laginhas com palestras, mostrando a importância do auto exame para prevenir contra o câncer de mama. 

O médico Manassés Medeiros realizou palestra onde foram abordados aspectos relacionados ao entendimento sobre o que é câncer, e mais especificamente o câncer de mama. 

Foi falado sobre fatores de risco, sinais e sintomas de câncer de mama, prevenção e rastreamento da doença no SUS, importância do autoexame das mamas e da avaliação médica, tratamento, prognóstico. 

A equipe ainda ensinou o passo a passo do autoexame das mamas com fotos e vídeos ilustrativos. “Tivemos depoimentos emocionados ao final, no momento destinado às perguntas, de duas pacientes que realizaram mastectomia devido ao câncer de mama”. Disse Manasses. 

Todas as pacientes, que chegaram a mais de 100, foram convocadas a passarem por avaliações médica e de enfermagem sobre as mamas. Boa parte assistiu a palestra das janelas e calçadas por falta de espaço no PETI. Ao final foram sorteados brindes e servidos um lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário