sexta-feira, 25 de setembro de 2015

RN sedia Fórum de Secretários de Recursos Hídricos do Nordeste

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoverá, na próxima terça (29), no auditório do Parque das Dunas, o Fórum de Secretários de Recursos Hídricos do Nordeste, que terá como tema “Gestão, Infraestrutura e Financiamentos”. 

O objetivo do evento é a troca de experiência, entre os estados, sobre as políticas executadas na área de recursos hídricos e a discussão de estratégias para pleitear, junto ao Governo Federal, repasses de recursos necessários para a realização de obras estruturantes, que trazem melhorias e apoio às necessidades, dos que sofrem, principalmente com a estiagem. 

“Estamos querendo resgatar a realização desses fóruns, que já aconteceram em outras edições. Ele funciona como espaço para articulação de ações conjuntas para atrairmos mais recursos federais a serem investidos na área de recursos hídricos, no Nordeste” frisou o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França. 

Na programação, O Diretor de da Agência Nacional e Águas (ANA), Paulo Varela, apresentará um Panorama da Crise Hídrica no Nordeste e o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, falará sobre a importância da transposição, para os estados da região. “O Projeto de Integração e Revitalização do Rio São Francisco (PISF)” também será o tema abordado pelo Secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração, Osvaldo Garcia. 

De acordo com Mairton, esta hora também é oportuna para se discutir, em conjunto, a antecipação das obras da transposição do rio São Francisco, uma vez que as perspectivas meteorológicas indicam a possibilidade de um quinto ano de seca. 

“Diante desse quadro a conclusão do PISF se coloca como uma importante alternativa para amenizar os efeitos do fenômeno, na nossa região. As discussões sobre esse projeto se colocam como um motivo a mais para a articulação conjunta, entre os secretários, para pleitear, junto ao Ministério da Integração, a antecipação dessa obra”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário