quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Dez escolas rurais de Currais Novos serão contempladas com a construção de cisternas

O acesso à água de qualidade para o consumo das comunidades escolares dos estados do semiárido brasileiro é o principal objetivo do programa “Cisternas nas Escolas”, que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que no RN está sendo executado em dez municípios pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), onde Currais Novos teve a inclusão de dez escolas rurais (08 do Centro de Ensino Rural e 02 escolas municipais – Totoró e Povoado Cruz). 

Na manhã desta quinta-feira (20), técnicos e instrutores do SEAPAC estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Educação com professores das unidades escolares da zona rural do município para discutir o programa. 

Uma das etapas de capacitação do programa realizado com os professores na manhã de hoje foi a discussão do “Gerenciamento em Recursos Hídricos na Escola”, que mostrou a importância do papel desenvolvido pelas comunidades locais que irão acompanhar a construção das cisternas, além do apoio e participação da comunidade escolar. 

Para a diretora do Centro de Ensino Rural, Yelina Verônica, “o programa de cisternas compreende uma série de atividades importantes para a segurança hídrica das escolas”. As cisternas tem capacidade de armazenar 54 mil litros de água, e no RN serão construídas em 87 unidades de ensino rural. No total serão construídas 05 mil cisternas em escolas públicas em todo o semiárido brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário