segunda-feira, 29 de junho de 2015

Islândia segura posição de país mais pacífico do mundo

A Islândia, uma ilha pouco povoada no meio do Atlântico Norte, continua ocupando seu posto de país mais pacífico do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto para a Economia e Paz, uma organização sem fins lucrativos. 

O Brasil é o 103º colocado no ranking de 162 países. O instituto divulgou seu Índice Global da Paz de 2015 nesta semana, que classifica países ao redor do mundo com base em fatores como nível de criminalidade, envolvimento em conflitos e grau de militarização. 

Como era de se esperar, seis dos dez países mais pacíficos são da Europa, com Dinamarca e Áustria segurando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares. "A Europa manteve sua posição como a região mais pacífica do mundo, sustentada por uma ausência de conflitos internos e externos", aponta o relatório. 

O quarto lugar é ocupado pela Nova Zelândia, seguida de Suíça, Finlândia, Canadá, Japão, Austrália e República Checa. A Síria, devastada por uma guerra que já está no quinto ano, é a última colocada no ranking. 

O Iraque, outro país onde o grupo militante Estado Islâmico (EI) ocupa grandes faixas territoriais, é o segundo menos pacífico. Depois vem Afeganistão e Sudão do Sul. 

Os Estados Unidos estão na metade inferior do índice. O ranking do país melhorou um pouco em relação ao ano anterior, passando de 101º para 94º. Já o Brasil caiu 11 posições, ocupando o 103º colocado, atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário