segunda-feira, 25 de maio de 2015

Comissão de Educação discute formas de financiamento para o futebol feminino

Em 2015, o futebol feminino completa 120 anos e, por iniciativa da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte vai realizar audiência pública sobre o tema, nesta quarta-feira (27), às 8h30. 

A intenção é debater a atual situação do futebol feminino do Brasil e sua inserção no futebol mundial, além de debater formas de financiamento para o esporte. 

Os senadores Romário (presidente da CE), Regina Sousa, Simone Tebet e Vanessa Grazziotin também assinaram o requerimento para realização da audiência pública. Assim como em quase todas as áreas, a presença da mulher nos esportes foi banida durante séculos. 

Apenas no século XIX, elas fizeram suas primeiras investidas no mundo dos esportes, e em 1895, aconteceu, no mundo, a primeira partida de futebol feminino, em Londres. No Brasil, a primeira partida de futebol feminino foi realizada em 1921, em São Paulo. 

Já o primeiro clube a ter um time feminino foi a Araguari Atlético Clube, em 1958, que selecionou 22 jovens para um jogo beneficente. “Em um momento em que se comemoram os 120 anos da primeira partida de futebol feminino no mundo, é importante discutirmos formas de inserção da mulher no esporte e os meios de financiamento para que esse objetivo seja concretizado”, ressaltou a senadora Fátima Bezerra. 

Ela chamou a atenção para a atualidade do tema em um momento em que se discute a Medida Provisória 671/2015, que institui o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro e que, entre outros pontos, obriga os clubes a investirem nas categorias de base e no futebol feminino para terem suas dívidas negociadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário