segunda-feira, 23 de junho de 2014

Com Blatter na plateia e medo de invasão, Natal reforçará segurança em Uruguai X Itália

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, vai assistir às seleções do Uruguai e da Itália se enfrentarem na terça-feira, no estádio Arena das Dunas, em Natal. 

Com medo dos ânimos acirrados dos torcedores dos dois lados – ambos em jogo decisivo para ficar ou sair de vez da Copa do Mundo -, a segurança nas ruas da cidade será reforçada. 

Serão seis mil agentes da Polícia Militar, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. 

A preocupação é evitar incidentes como o do Rio, quando torcedores chilenos invadiram o Maracanã. 
- Estamos tendo muita atenção, porque são duas seleções campeãs do mundo em um jogo decisivo. Os uruguaios e os italianos estarão muito eufóricos. Precisamos tomar cuidado para evitar uma invasão no estádio, como no Maracanã com os chilenos - revelou o comandante da Polícia Militar do estado, coronel Francisco Araújo. 

Além do policiamento local, Blatter estará protegido por batedores e seguranças da Fifa, que o escoltará no percurso da Base Aérea para o estádio e no caminho de volta. 

O presidente da Fifa não permanecerá na cidade antes ou depois da partida. Também não está prevista nenhuma declaração à imprensa. 

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esteve em Natal na quinta-feira passada para assistir Japão X Grécia na Arena das Dunas, em visita nos mesmos moldes. 

O comandante da PM também afirmou que será reforçado o policiamento nos quatro portões de entrada do estádio, onde os torcedores passam pela máquina de raio-x. 

Há preocupação com a atuação de cambistas. Quando Japão e Grécia jogaram, foram presas ao menos três pessoas perto do Arena das Dunas tentando vender ingressos para a partida. 

Um grego tinha 300 ingressos em uma bolsa; um dinamarquês tinha 20 e um japonês, quatro. - Vai ter mais policiamento dessa vez - garantiu o policial. Desde o início da Copa do Mundo, houve outras prisões de estrangeiros tentando vender ingressos perto do estádio. 

No dia 13, quando México e Camarões se enfrentaram na Arena das Dunas, a primeira partida em Natal, quatro mexicanos foram detidos. 

No mesmo dia, um camaronês foi preso pelo mesmo motivo. No dia 16, quando Estados Unidos e Gana jogaram, um americano foi detido com ingressos à venda. A prática é proibida pela Fifa. 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário