quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Brasil vira 3º maior mercado para a Nike

Com a chamada "década esportiva" brasileira, o país está no foco de atenção da Nike. O presidente mundial, Mark Parker, afirmou em entrevista à Folha que o mercado do Brasil se tornou o terceiro maior do mundo para a empresa, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. 

O título foi adquirido neste ano, quando o país deixou para trás Reino Unido e Japão. "O Brasil é um dos países em que a Nike vê as maiores oportunidades para crescer", disse Parker. 

A projeção da companhia é atingir um faturamento de US$ 2 bilhões no país daqui a cinco anos -o dobro do previsto para o ano fiscal encerrado em junho de 2014. 

O fato de o país sediar os eventos esportivos e ter uma classe média que "está entre as que crescem mais rápido no mundo" ajuda a explicar o entusiasmo. 

Outro ponto é a cultura de consumo, que, segundo ele, desenvolve-se rapidamente. A empresa também vê oportunidade em meio à queda da atividade física no país. 

De acordo com o executivo, o nível de atividade física no Brasil caiu 6% entre 2002 e 2007. Nesse ritmo, terá diminuído 34% até 2030. 

Em parceria com nove organizações, a Nike anunciou o "Desenhando para o Movimento", que vai direcionar até US$ 16 milhões para combater a inatividade física. 

O problema ocorre com o aumento de pessoas com acesso às conveniências da vida moderna. A expectativa é que a campanha tenha impacto nos negócios. 

A iniciativa deve dar mais visibilidade à Nike, que disputa espaço com a Adidas, patrocinadora oficial da Copa do Mundo no país. 

A Nike patrocina dez times da Copa do Mundo, incluindo a seleção brasileira. "Estamos numa posição muito boa. O nosso negócio no futebol está mais forte do que nunca." 
Folha

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