terça-feira, 29 de outubro de 2013

‘De olho’ na Fifa, Platini quer 40 seleções na Copa a partir de 2018

Possível candidato à presidência da Fifa em 2015, o francês Michel Platini, que atualmente ocupa o cargo máximo da Uefa, pode promover mudanças drásticas no formato da Copa do Mundo. 

Em entrevista ao jornal inglês The Times, o ex-jogador admitiu que deseja aumentar o número de seleções participantes do maior torneio de futebol do mundo de 32 para 40.

A ideia de Platini é ‘expandir o mercado’ da Fifa e dar mais vagas a selecionados africanos e asiáticos a partir do Mundial de 2018, na Rússia. Atualmente, há apenas cinco lugares para a África e 4,5 (por causa da repescagem) à Ásia, por exemplo. 

Por outro lado, a Europa possui 13 seleções classificadas e a América do Sul tem direito a 5,5 vagas. "Seria bom para todo mundo aumentar o número de equipes. Eu concordo com o (Joseph) Blatter que precisamos de mais seleções africanas e asiáticas. Mas, ao invés de diminuirmos as vagas dos europeus, teríamos 40 equipes na disputa. Seria possível acrescentar duas seleções da África, duas da Ásia, duas da América, uma da Oceania e uma da Europa. Seria bom para todo mundo", afirmou o dirigente. 
Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário