sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como funciona o atendimento do SAMU? Coordenação explica as dúvidas mais frequentes

Após a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Currais Novos, a coordenação do serviço explica algumas dúvidas sobre como proceder caso a população necessite de algum atendimento. 

A coordenadora da base, Lígia Daiana, lembra que o SAMU em Currais Novos atende a mais sete municípios que pactuaram a implantação do serviço: São Vicente, Acari, Florânia, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó. 

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. 

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 

A partir do dia 01 de setembro, a Unidade de Suporte Avançado (USA), que conta com o auxílio de uma UTI móvel, iniciará as atividades, mas, caso alguma ocorrência necessite desse serviço, o SAMU Metropolitano irá atender a solicitação. Entenda como funciona o atendimento do SAMU de acordo com o site oficial do serviço: 

Como funciona o atendimento?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, que no Rio Grande do Norte tem sede em Macaíba, zona metropolitana de Natal. 

As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. 

A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. 

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. 

Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

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