segunda-feira, 25 de março de 2013

Captura de cães e gatos iniciará na próxima quarta-feira, 27

A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Zoonoses iniciará a captura de cães e gatos na próxima quarta-feira, 27, com o auxílio de cinco capturadores. 

O serviço acontecerá na madrugada da quarta-feira, entre 4h e 6h, nos pontos de maior aglomeração destes animais no centro da cidade, como a Feira Coberta, e a partir da próxima semana a captura acontecerá nos outros bairros da cidade. 

De acordo com Welington Pereira de Brito, médico veterinário responsável pelo Centro, a captura tem como objetivo controlar a população dos animais e combater as zoonoses (doenças de animais transmissíveis ao homem).

“Estamos aguardando a visita da coordenação estadual do controle de zoonoses para discutirmos melhorias no serviço”, disse. 

Os animais capturados serão encaminhados ao Centro de Zoonoses, que fica as margens da BR 226 próximo à CONAB, onde serão submetidos a uma avaliação médica e tratamento especial com alimentação de qualidade. 

Posteriormente, alguns animais serão colocados para adoção caso não apareça o dono. Os testes rápidos de leishmaniose (calazar) estão sendo realizados como forma de combater a doença e podem ser solicitados com a equipe do Centro de Zoonoses, na Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Abílio Chacon, 346. 

Para este ano, Welington espera atingir o índice mínimo, 80%, de vacinação anti-rábica em cães e gatos no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário