quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Procurador pede ao Supremo prisão de condenados no mensalão

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu no início da noite desta quarta-feira (19) a prisão imediata de réus condenados no processo do mensalão, entre eles o de José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e homem forte do primeiro governo Lula. 

O pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal tem 20 páginas. Em entrevistas recentes, Gurgel argumentava que requisitaria ao STF o cumprimento antecipado e definitivo das penas, por entender que os recursos ainda possíveis no processo não teriam o poder de modificar o resultado final."Não podemos ficar aguardando a sucessão de embargos declaratórios [recursos] que haverá certamente e a tentativa dos incabíveis embargos infringentes [recursos de reavaliação de mérito]. 

O certo é que o tempo irá passando sem que a decisão tenha a necessária efetividade", disse Gurgel, hoje pela manhã. 

O procurador-geral deixou para enviar o pedido no dia em que o STF encerrou seus trabalhos do ano. Se ele tivesse feito o pedido um dia antes, o caso poderia ainda ser analisado pelo plenário, mas com pouca chance de ser aceito. 

A prática comum no tribunal é determinar a prisão apenas com o processo transitado em julgado, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso. 

Como tribunal já está em ritmo de recesso -- oficialmente, o recesso forense começa amanhã --, caberá ao presidente do tribunal e relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, analisar o pedido. Ao todo, foram 25 réus foram condenados no processo, 11 deles terão que cumprir a pena inicialmente em regime fechado. 
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário