terça-feira, 20 de novembro de 2012

BBC elege Ayrton Senna como maior piloto de todos os tempos

A rede de comunicação estatal britânica, BBC, elegeu o brasileiro Ayrton Senna como o maior piloto de Fórmula 1 da história. 

Um perfil do paulista, campeão do Mundial em 1988, 1990 e 1991, foi publicado no site da emissora, nesta terça-feira, na primeira colocação da eleição realizada para escolher os 20 melhores competidores da categoria. 

Os perfis dos 20 maiores pilotos da Fórmula 1, segundo a BBC, começaram a ser publicados ainda no primeiro semestre deste ano. 

O de Senna encerrou a série que foi feita a partir dos votos dos jornalistas que trabalham na cobertura do Mundial de F-1 para a rede britânica. "Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa", aponta o texto publicado no site da BBC. 

O perfil elaborado pelos jornalistas britânicos aponta ainda que a morte de Senna, em 1º de maio de 1994 durante o Grande Prêmio de San Marino, "talvez tenha dado a sua lenda um brilho romantizado". 

Para a rede estatal, Senna parecia "um herói romântico, com carisma para acalmar qualquer sala, a eloquência de um poeta e a espiritualidade com que milhões sentiam que podiam se identificar. Seus olhos negros eram uma janela para uma alma de complexidade e volatilidade". 

A lista da BBC ainda conta com outros dois brasileiros. Nelson Piquet aparece na 16ª colocação, logo à frente de Emerson Fittipaldi. 

Veja a lista dos 20 melhores pilotos da F-1 para a BBC 

1: Ayrton Senna (Brasil) 
2: Juan Manuel Fangio (Argentina) 
3: Jim Clark (Grã-Bretanha) 
4: Michael Schumacher (Alemanha) 
5: Alain Prost (França) 
6: Stirling Moss (Grã-Bretanha) 
7: Jackie Stewart (Grã-Bretanha) 
8: Sebastian Vettel (Alemanha) 
9: Niki Lauda (Áustria) 
10: Fernando Alonso (Espanha) 
11: Alberto Ascari (Itália) 
12: Gilles Villeneuve (Canadá) 
13: Nigel Mansell (Grã-Bretanha) 
14: Mika Hakkinen (Finlândia) 
15: Lewis Hamilton (Grã-Bretanha) 
16: Nelson Piquet (Brasil) 
17: Emerson Fittipaldi (Brasil) 
18: Jack Brabham (Austrália) 
19: Graham Hill (Grã-Bretanha) 
20: Jochen Rindt (Áustria) 
Fonte: Gazeta Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário