terça-feira, 30 de outubro de 2012

Relatório final sobre apagão será divulgado na quarta

O ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que a proteção da linha de transmissão Colinas-Imperatriz, da Trasnmissora Aliança de Energia Elétrica Taesa, estava desativada. 

O sistema deveria isolar o equipamento da linha que sofreu um curto-circuito e acabou ocasionando o blecaute em Estados do Norte e Nordeste na madrugada da última sexta-feira (26), mas estava inoperante. "A proteção primária e alternada não estava operante. Por isso houve o desligamento grande em toda a subestação. Isso (a proteção) evitaria um problema mais sério", afirmou Zimmermann. 

A empresa, disse, já havia informado que tinha mexido no ajuste da proteção na semana anterior ao apagão. De acordo com o ministro, a equipe técnica que analisa o problema identificou que o curto danificou uma seccionadora, equipamento que permite fazer o desvio da energia em uma linha de transmissão. 

A origem do curto-circuito ainda não foi identificada, mas Zimmermann descartou a hipótese de uma descarga elétrica provocada por raios. 
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário