quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Condenado, Genoino quer retornar ao Congresso

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo seu envolvimento no esquema de corrupção do mensalão, José Genoino (PT) pode assumir a cadeira do deputado Carlinhos de Almeida, eleito prefeito de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na Câmara dos Deputados no início de 2013. 

"O Genoino é o suplente e vai assumir. Sem problema nenhum", disse ao jornal "Folha de S. Paulo" o presidente do PT, Rui Falcão. Genoino foi candidato a deputado em 2010, mas não obteve votos suficientes para ser eleito e ficou como suplente. 

É preciso esperar o fim do julgamento no STF para saber se a pena de perda de função pública, apliada a réus do processo, pode impedir a posse do ex-presidente do PT. A defesa sustenta que as punições só valerão a partir da publicação do acórdão, que deve demorar seis meses. 

Como o próprio STF decidiu que a Lei da Ficha Limpa não tem validade para a eleição de 2010, a condenação de Genoino não seria um impedimento. Mesmo quando o acórdão for publicado, petistas já preparam um argumento: defenderão que apenas a Mesa da Câmara pode determinar a exclusão de um de seus integrantes. 
Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário