quinta-feira, 22 de março de 2012

Revista ‘’Curraes´ nossa terra nosso povo.

Recebi dois exemplares dos dois números da revista ´´Curraes’’, editada sob o comando do radialista, pesquisador, graduado em jornalismo pela UFRN, campus Natal, Fagner Farias de Macedo que me fez voltar ao passado e me integrar no presente de Currais Novos, onde vivi 50 anos, a maior parte no setor de comunicação: rádios, jornal (Diário de natal) e na assessoria de impressa dos ex prefeitos Vilani de Melo Lula, Bitamar Bezerra Barreto , José Dantas de Araújo, Mozar Dias de Almeida e Geraldo Gomes.

Fagner, sua revista é um projeto de feliz inspiração, principalmente se você conta com colaboradores da estirpe de Joabel Rodrigues (meu guru).

Pela consultoria histórica, Maria José Mamede Galvão, ícone da Cultura e que ama Currais Novos, como se fosse Acari (divide o coração entra as duas cidades) Padre Welson Rodrigues, Saint Clair Medeiros, Soraya Camila, Luciana Carvalho, entre outras.

Li com atenção o artigo, ‘’ Os jornais de Currais Novos no século XX’’ onde você destaca o Jornal ‘’ O seridoense” fundado por mim, por Bevenuto Pereira e o médico Joaquim Guerra, e minha participação na folha de Currais Novos, de propriedade do jornalista Pedro Newton, onde tinha uma coluna social.

Gostei muito dos materiais sobre a devoção a Santana, a festa do agricultor, do calendário sócio cultural do município, organizada pelo ledário Padre José Dantas Cortez, onde eu transmiti pela rádio brejuí, com comentário de Gumercindo Amorim, R. Alves, Evaldo Nogueira, Valmir Farias e José Liberato.

A vaquejada, evento que completa 34 anos de existência e que eu fazia esteira para Chico Locutor, narrando os fatos, com a participação de Celestino Alves.

Como fiquei feliz em ver as fotos das Salas do CERES: ’’A UFRN em Currais Novos’’, onde fiz o curso de administração de empresa e o Potiguar, o bravo Leão do Seridó.

Fiquei chocado ao ler: ’’13 de maio: 37 anos de uma tragédia’’. As lembranças de 1974 estão presentes na memória desses currais-novenses, pois eu estava na procissão fatídica acompanhando no caso - um Volks - de Elísio Galvão. Passamos à noite transmitindo o lamentável ocorrido pela rádio Brejui.

Foi bom para o meu saudosismo rever, “As pedras contam a história”. A minha vida na mina Brejuí, a entrevista com Joabel Rodrigues e o perfil jovem com a jornalista Daniela de Souza.

Parabéns a você Fagner, a equipe de reportagem, ao seleto time de colunistas, aos fotógrafos que com sua sensibilidade embelezaram às páginas da revista Curraes, ao designer e diagramador Dickson Tavares, a professora Socorro Veloso pelo artigo sobre jornalismo.

Parabéns também a Siderley Menezes, onde você cita o pioneirismo da TV a cabo que eu sou testemunha.

Vou esperar o 3º número.

Estamos à disposição.

Um comentário:

  1. Meu caro Eliel Bezerra:

    Ainda não conheço essa Revista Curraes, mas, certamente, deve tratar-se de uma excelente fonte de informação, pesquisa, cultura, e outras coisas importantes do Seridó, sobretudo de Currais Novos.

    Por favor, o que devo fazer para adquirir esse material?

    Um abraço.

    ResponderExcluir