quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Semarh apresentará projeto do aterro sanitário do Seridó à FUNASA

A execução das obras para implantar o aterro sanitário que atenderá 25 cidades do Seridó poderá ser realizada com recursos de emenda da bancada federal através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Governo do Estado. A notícia foi dada em primeira mão aos representantes do Consórcio do Seridó que participaram de reunião hoje (24), com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

O secretário Gilberto Jales informou que a emenda da bancada proposta pelo senador Garibaldi Filho aportou recursos para a área de resíduos sólidos. Neste sentido, a SEMARH vai enviar o projeto da obra do sistema do aterro sanitário coletivo que atenderá a demanda dos municípios do Seridó. Com o procedimento, a Semarh vai liberar e empenhar os recursos. O Consórcio do Seridó já existe formalmente e para começar o trabalho as prefeituras necessitam dos recursos para as obras do aterro sanitário, construção das estações de transbordo, compra de equipamentos e veículos.

Na reunião com os representantes do Consórcio do Seridó estiveram presentes o presidente do Consórcio, o prefeito de Caicó, Bibi Costa e vereadores daquela cidade; além dos prefeitos de Acari, Antônio Carlos (Tom), de São José do Seridó, Jackson Dantas, representantes dos municípios de Jardim do Seridó, Parelhas, Lagoa Nova e técnicos da Semarh.

“Saio daqui muito satisfeito”, ressaltou Bibi Costa que lembrou a importância da Semarh estar empenhada em dar prosseguimento ao trabalho dos consórcios no Estado. O secretário Gilberto Jales e o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, estiveram reunidos com o presidente da FUNASA, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, em Brasília, na terça-feira passada, onde foi apresentada a sugestão de beneficiar o consórcio do Seridó. O bom andamento do trabalho dos municípios do Seridó em torno da viabilização do Consórcio foi preponderante para a escolha. “O Governo do Estado está sensível a questão dos resíduos sólidos e buscando soluções nesta área”, ressaltou o secretário Gilberto Jales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário