terça-feira, 29 de março de 2011

Setur participa da reunião do Pólo Seridó.

Na manhã de hoje, foi realizada, em Currais Novos, a 1ª reunião do Pólo Seridó de 2011. Pensar, planejar e discutir ações que possam desenvolver a atividade turística na região são os objetivos dos integrantes deste grupo formado por associações, entidades, instituições, gestores e representantes dos dezessete municípios participantes.

O secretario adjunto de Turismo do RN, Eduardo Bulhões e a subsecretaria de Turismo do RN, Sânzia Cavalcanti, representaram o secretario de Turismo Ramzi Elali. Na abertura da reunião, Sânzia destacou os investimentos previstos no orçamento do Prodetur para a região este ano. “A Setur tem priorizado a diversificação do produto turístico e a interiorização do turismo. Seguindo este pensamento, este ano, a região do Seridó receberá muitos investimentos do Prodetur. O Governo do Estado investirá, por exemplo, em um diagnostico da demanda e oferta da capacitação turística da área e na implantação de vinte cursos profissionalizantes”, afirmou.

Outra novidade da reunião foi a validação pelo Conselho do Pólo Seridó da listagem dos sítios arqueológicos que serão contemplados pelo projeto conveniado entre a Setur e o Ministério do Turismo. O convênio para visitação dos sítios arqueológicos do pólo contemplará 10 sítios distribuídos em Carnaúbas dos Dantas, Acari e Parelhas (Casa Santa, Xique Xique III, Mão Redonda, Pedra do Alexandre, Furna dos Caboclos, Furna do Mateus, Poço do Artur, Pedra do Chinelo, Pedra do Vem Vem e Olho d’agua das Gatas).

Dentre os assuntos discutidos os destaques foram para uma apresentação da ADESE como realizador do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Seridó; a apresentação do relatório preliminar do Inventário Turístico do Seridó, produzido pela UFRN; a apresentação do estudo preliminar da Indicação Geográfica do Bordado do Seridó e a apresentação do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre drogas e Messoregião do Seridó e a apresentação da ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).
A.I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário