sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Monsenhor Ernesto: De criador da festa da colheita a quase bispo da Diocese de Caicó

Acariense da gema, filho de pessoas humildes, Ernesto da Silva Espínola logo cedo entrou para o seminário, e foi ordenado padre no dia 04 de dezembro de 1955 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia pelas mãos de Dom Jose Adelino Dantas, então segundo bispo da Diocese de Caicó. Nos três primeiros anos de sua vida sacerdotal, Padre Ernesto trabalhou em diversas paróquias, entre elas Acari, Jucurutu, Serra Negra do Norte, Caicó e Currais Novos e Cruzeta.

No dia 01 de maio de 1958, o mesmo bispo que o ordenou assinou a nomeação de Padre Ernesto da Silva Espínola como pároco de Jardim do Seridó, tendo assumido suas funções um dia posterior, ou seja, no dia 02 de maio de 1958. Mesmo estando em Jardim do Seridó, tinha que atender os fieis das cidades de Ouro Branco, Cruzeta e São Jose do Seridó.

Nesses seus 82 anos de vida, Monsenhor Ernesto carregou alguns recordes que não são para todos os padres. Ele é o detentor do titulo de padre que mais tempo permaneceu na Paróquia de Jardim do Seridó, 42 anos ao todo, sendo seguido por Padre Francisco Justino (1º padre da paróquia) com 15 anos de permanência e Cônego Aloísio Rocha Barreto (13 anos em Jardim do Seridó).

Mesmo contrariando que nem todo sonho de um padre é ser bispo, Monsenhor Ernesto quase chegou lá. Com a saída de Dom Heitor de Araújo Sales para a Arquidiocese de Natal, ele assumiu por alguns meses a função de Administrador Diocesano.

Uma de suas marcas na Paróquia foi sem duvida nenhuma a realização impecável do Centenário da Festa do Sagrado Coração de Jesus, em 1992, inclusive lhe rendendo pelas mãos do Papa João Paulo II o titulo de Monsenhor Capelão. Em tempos em que a educação não oferecia as facilidades de hoje, Monsenhor Ernesto também dividia as obrigações da paróquia com as salas de aula, tendo sido professor de Biologia e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) no hoje Centro Escolar Felinto Elisio. Monsenhor Ernesto também se orgulhava de ter sido o idealizador das festas das colheiras das paróquias onde passou: atualmente apenas ainda existindo em Ouro Branco e Cruzeta.

DESCANSE EM PAZ MONSENHOR!

Fonte: Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário