quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VEREADOR GILBERTO VALDEGER DÁ ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG.

O vereador Gilberto Valdeger, um dos edis mais atuantes na Câmara Municipal de Jardim do Seridó é o entrevistado do blog.

Do jardim de infância, no Marcelina Sampaio Santos, passando pela Escola Antônio de Azevedo, CNEC, Cefe, FIP, UFRN, Valdeger é um defensor intransigente das causas públicas.

Está no tereceiro mandato como vereador e ocupou por duas vezes a presidência da Câmara. Atuava na área financeira da Medeiros  S.A, em Jardim do Seridó.

ENTREVISTA

Blog - Quais suas ações a frente do legislativo jardinense?

Valdeger - Várias ações, nos mais variados temas como: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Melhoria da qualidade de vida da Zona Rural, Cultura, etc.

Blog - Qual sua opinião sobre a eleição antecipada para presidência da Câmara de Vereadores de Jardim do Seridó?

Valdeger - Não concordo muito, acho que tudo tem seu tempo e sua hora, mas como o plenário é soberano e acatou o requerimento de alguns vereadores, na condição de presidente tivemos que aceitar.

Blog - Como é a convivência com o executivo em Jardim do Seridó?

Valdeger - Modéstia a parte, nós temos feito um esforço imenso para ser o melhor possível, embora algumas pessoas ainda não sabem diferenciar entre campanha política e administração pública, DUAS coisas TOTALMENTE DIFERENTES, isto tem dificultado o PROGRESSO do nosso município, infelizmente.

Blog - Os repasses do executivo jardinense para o legislativo estão sendo feitos em dia? E os valores atendem as necessidades da Câmara?

Valdeger - Quanto ao repasse sim, mas quanto atender as necessidades da Câmara não, porque nossa câmara desenvolve vários trabalhos junto a população de um modo geral e com queda de 1% que foi um projeto IRRESPONSÁVEL, votado pelo Congresso Nacional, realmente atingiu a nossa câmara, que diferente das outras presta bastante serviço a comunidade, sendo parceira de vários projetos na área da educação para as crianças, os nossos jovens e os idosos.

Blog - Como anda a saúde no município?

Valdeger - A nossa saúde está doente como a saúde do Brasil. Temos, segundo os estudiosos, um dos sistemas mais estruturados do mundo, mas infelizmente há uma deficiência na GERÊNCIA deste sistema, pois anda muito devagar, exemplo: marcação de exames. Em caso de urgência a pessoa morre aguardando.

Mas a maior preocupação aqui em Jardim é a questão de medicamentos controlados. Estamos nos primeiros lugares quanto à ingestão indiscriminada de psicotrópicos, grande parte das pessoas estão se alimentando dessa medicação, ou seja totalmente DEPENDENTES, isso está errado. Temos que fazer uma avaliação geral dessas pessoas e dos médicos que as atende, não pode ficar assim.

Podemos exemplificar: determinadas pessoas não podem comprar e nem ficar sem o medicamento por problemas psicológicos, já OUTRAS pessoas viciadas só conseguem dormir se tomar esses medicamentos, então fica difícil, com os recursos oriundos do governo federal, cobrir toda essa situação até chegar ao ponto de FALTAR.

Blog - E a educação? A educação em Jardim do Seridó é satisfatória?

Valdeger - Realmente tem melhorado ao longo desses anos, mas tem muito a fazer, principalmente a questão da EVASÃO ESCOLAR, que esta sendo um CALO, para toda a equipe da educação, já que o aluno VALE DINHEIRO, e se não tiver aluno não tem dinheiro. E ai como pagar os trabalhadores da educação, como?

Blog – O emprego talvez seja um dos grandes desafios de um administrador municipal. Como vai o nível de emprego em Jardim do Seridó?

Valdeger - Amigo Eliel agora você tocou numa tecla importante, pois o nosso município que detinha uma vasta empregabilidade na região do seridó, hoje se encontra bastante desfalcado, isso nos preocupa muito, por que o poder público não tem como absorver toda uma demanda de jovens nos seus quadros, embora sabemos que não falta aqueles politiqueiros que para se promover e angariar votos, PROMETEM que vão dar emprego, o que não é verdade.

Blog – Você acredita na volta das operações da empresa Medeiros S.A em Jardim do Seridó?

Valdeger - Já dizem os mais velhos: “a esperança e a última que morre”. Seria muito bom para nossa cidade, até porque algumas pessoas, acredito que inocentemente, torciam para o fechamento da empresa. Está aí o resultado, a cidade mais pobre, menos dinheiro em circulação, redução nas alíquotas de ICMS para Prefeitura, mais desemprego, migração das famílias ou seus responsáveis para outras cidades.

Hoje essas pessoas que torciam para o fechamento da Medeiros, estão sentindo na pele a falta da empresa em nosso município.

Blog - Qual sua opinião sobre a administração do atual prefeito Jocimar Dantas?

Valdeger - Como Vereador tenho uma ótica mais exigente para analisar a posição de um gestor, faz parte das minhas obrigações como fiscalizador.

Então, na minha opinião, a administração atual tem erros e acertos. O grande problema é que alguns erros iniciais como a resistência em repassar verba para o Hospital trouxeram preocupação e insegurança, mas acho que como administrador jovem, formado, sem outras atividades que desvirtuem sua atenção, ele ainda deve melhorar sua forma de gerir, embora ainda hajam atitudes que demonstrem falta de engajamento ou de bom relacionamento entre ele e outros entes governamentais.

Entretanto, desejo que sejam firmadas novas parcerias para o nosso Município. Certamente a Câmara será parceira nesse crescimento, afinal, todos nós desejamos a atenção ao interesse público e o respeito aos poderes constituídos.

Blog - Gilberto Valdeger sonha com a prefeitura de Jardim do Seridó?

Valdeger - SONHAR, palavra que todo brasileiro gosta de usar, não digo que sonho, digo que me sinto preparado para o desafio, minha visão enquanto Vereador por três mandatos e com Presidente da Câmara por duas vezes me ajudam bastante.

Vejo diariamente a RESPONSABILIDADE de um vereador e mais ainda de um prefeito, então não concordo que se possa brincar de ser vereador e muito menos prefeito, é uma coisa muito séria ou seja existe uma população inteira na expectativa de dias melhores, com mais SAÚDE, EDUCAÇÃO, ESPORTE, LAZER, QUALIDADE DE VIDA NUMA ZONA RURAL CASTIGADA PELOS DASAFIOS DA NATUREZA, OPORTUNIDADES PARA OS JOVENS, ETC. . .

Acredito muito no destino, se tiver de acontecer com o apoio das pessoas que querem o desenvolvimento de jardim estarei pronto pra dizer SIM.

Nota do blog:

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Jardim do Seridó atuará no biênio 2011/2012, sob a presidência do vereador Anchieta Júnior. A formalidade de posse ocorreu ontem, com presença de todos os edis e de público no Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário