domingo, 19 de dezembro de 2010

Desembargador seridoense será corregedor-geral do Tribunal de Justiça do RN

O desembargador seridoense Cláudio Santos está prestes a assumir a corregedoria-geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. A posse está marcada para o dia 07 de janeiro. Cláudio Santos, que é natural de Jardim do Seridó integra a nova administração do TJ, que é composta ainda por Judite Nunes, que será a primeira mulher na história do RN a presidir o Tribunal; Expedito Ferreira (vice-presidente); Aderson Silvino: Ouvidor-Geral; Amílcar Maia: Diretor da Revista de Jurisprudência; Rafael Godeiro: Diretor da Esmarn; Virgílio Fernandes e Maia Zeneide: Membros do Conselho da Magistratura; Dilermando Mota e Osvaldo Cruz: Suplentes do Conselho da Magistratura.

Cláudio Santos já exerceu importantes cargos, alguns deles políticos no Rio Grande do Norte, como por exemplo, quando esteve a frente da Secretaria de Defesa Social, no primeiro governo Wilma de Faria (PSB), e fez um excelente trabalho. No campo do Judiciário, integrou por vários anos a Corte do Tribunal Regional Eleitoral, chegando à presidência. É filho do saudoso, ex-prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho, uma das maiores lideranças políticas de Jardim do Seridó.

Dentre as atribuições de um corregedor-geral está a de indicar ao Presidente do Tribunal os Juízes de Direito de terceira entrância para atuarem junto a Corregedoria-Geral de Justiça, na função de Juiz Corregedor; organizar os serviços internos da Corregedoria-Geral de Justiça; estabelecer normas a respeito do plantão para os serviços judiciais de primeira instância, inclusive quanto aos feriados municipais, elaborando a respectiva escala; conceder férias dos Juízes de Direito e decidir sobre qualquer pedido de alteração, inclusive estabelecendo a respectiva escala anual; dentre tantos outras.
Do blog de Marcos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário