quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Profissionais de saúde alertam população sobre AVC.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é, no mundo, a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a primeira no Brasil. Na esperança de diminuir esses números alarmantes, o Programa de Diagnóstico e Intervenção das Alterações do Sono, Cognitivas e Funcionais no Acidente Vascular Cerebral (PRODIAVC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) distribuirá cartilhas e esclarecerá dúvidas, na tentativa de conscientizar a população, no Praia Shopping, durante esta sexta-feira (29), Dia Mundial de Combate ao AVC.

De acordo com um dos profissionais participantes do grupo, André Pantoja, a Organização Mundial de AVC (WSO, em inglês World Stroke Organization) pede medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa e lança a campanha “Um em cada seis”, pois a cada seis segundos, alguém morre de um Acidente Vascular Cerebral. Anualmente, cerca de seis milhões de pessoas morrem de derrame. “Mais do que uma estatística de saúde pública, essas pessoas podem ser irmãos, cônjuges, filhos, pais ou amigos. Eles existiam e eram amados. Atrás dos números estão vidas reais”, destacou.

A “Um em cada seis” propõe reduzir o impacto do AVC agindo em seis desafios básicos: conhecer os fatores de risco (hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto); ser fisicamente ativo e exercitar-se regularmente; mantendo uma dieta saudável; limitar o consumo de álcool; evitar o consumo do cigarro, e aprender a reconhecer os sinais de alerta de um derrame
A.I

Nenhum comentário:

Postar um comentário