sexta-feira, 26 de março de 2010

VÁRIAS CISTERNAS ESTÃO SENDO CONSTRUIDAS EM CARNAÚBA DOS DANTAS.

O Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com Asa Potiguar/Prefeitura e Sindicato, está executando várias ações destinadas a boa utilização da água no sertão do semi-árido. Estamos falando da construção de 23 cisternões, com capacidade para armazenar 52 mil litros de água cada um, dentro do Programa “Uma Terra e Duas Àguas” que estão sendo construidas na zona rural do município de Carnaúba dos Dantas.

A foto abaixo nos mostra a técnica utilizada na captação da água. Paralelo ao cisternão é construido um calçadão, cuja água da chuva é captada. A prefeitura municipal deu total apoio a esse projeto quando realizou a escavação das cisternas e do calçadão, através de retroescadeira contratada à AMSO, na tentativa de redução de custos da execução do projeto e consequentemente beneficiando os agricultores locais.

Batizado de “Programa Uma Terra e Duas Águas” (P1+2), a iniciativa objetiva, melhorar a segurança alimentar de comunidades do semi-árido, além de gerar emprego e renda a partir do manejo da terra e da água. Além da cisterna calçadão, o programa contempla, também, a construção de barragens subterrâneas, espécie de parede feita dentro da terra, que barra águas de chuvas que escorrem no interior do solo, com isso formando vazante artificial.

O prefeito Alexandre Dantas disse está basatante satisfeito com os investimentos feitos ao home do campo pelo governo federal, assim como pelo governo do estado, através do Programa de Desenvolvimento Solidário.

A.I-PMCD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário