quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE JARDIM: O QUE PENSAM E O QUE VI

Ninguém pediu minha opinião sobre o carnaval de clube e de rua de Jardim do Seridó. Pedi dos outros, apesar de ter ido a tudo.

No mangueiral, foi aquela “apoteose”, na segunda-feira e, consequentemente, a “mídia” do carnaval de clube é conseguida naquele dia. O carnaval de rua foi “salvo” pelo arrastão do trio elétrico “Paradise”, mesmo assim aproveitando a saída dos foliões e dos blocos de elite do mangueiral. Algumas bandas, de rua e de clube, “pecaram” em pararem muito, quando “mudavam” de uma para outra, ficando os foliões a “mercê” dos locutores “enche lingüiça”.

O povo gosta de “continuísmo”, de “zuada” melódica. Papo furado, em carnaval, “já era”. No próximo ano Zequinha Dulino e Delano vão concertar isso, pois são empresários de mente arejada.

Destaco:
A segurança, a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar, foram atuantes, severos e cordatos. Parabéns. Os blocos de elite de Jardim ficaram baseados, de sexta a terça-feira de carnaval, ao longo da Av. Dr. Fernandes e Rua Coronel Felinto Elísio. Foram animados, irreverentes mais educados. Muitos usaram do “mela-mela” sem ninguém reclamar. A polícia Rodoviária Federal cuidou das BR’s 226 e 427, coibindo os “excessos” e registrando os acidentes de “pequena monta”.

Opinião de Valcimar Meira:
Este blogueiro encontrou na quarta-feira de Cinza, o jardinense Valcimar Meira, na Loja Meira, de seu cunhado Radir Meira. Perguntamos a Valcimar, que é presidente do CEPE (Clube dos Empregados da Petrobrás) e que está hoje em uma das plataformas da empresa, a sua opinião sobre o reinado de momo jardinense, deste ano.

Ele comungou com a opinião nossa sobre o carnaval de clube: Na segunda-feira, o mangueiral realiza o maior carnaval de clube do Estado. Está mantida a tradição de muitas décadas. Com relação ao carnaval de rua, Valcimar enfatizou que deixou a desejar. Sugeriu aquele jardinense que providências devem ser tomadas e disse quais: “que seja criada uma comissão carnavalesca, dela participando o executivo, legislativo, judiciário, o comércio, a imprensa, os empresários, representantes dos blocos de elite e de foliões”, para revitalização da jornada carnavalesca de rua. “Sobrou ‘chão’ faltou organização”, disse.

É necessário uma reciclagem para 2011. A igreja tem que ser respeitada na sua posição com relação a área da matriz. Valcimar elogiou a segurança, o comportamento dos foliões e a presença de quase 100 blocos de elite existentes na cidade que tem ajudado no sucesso dos carnavais de Jardim. Perguntado, confirmou: “A Loja Meira vai continuar realizando o São João na roça, introduzindo novidades, e também a corrida de São Silvestre de Jardim.

Fatinha de Pessoa:
O blog, passando na loja de Fatinha de Pessoa, que não brincou com o marido, mais viu o carnaval de Jardim, disse que houve um declínio do ano passado para cá. Os fatos são vários: Econômico e organizacional. Admite que o “Paradise” levou o povo do mangueiral até a praça Dr. José Augusto, nos três dias do Reinado momesmo.

O Ano passado a experiência de transferir o carnaval de Rua para o “Canal” não deu certo. Faltou espaço para o povo. O trio Elétrico quando parava, terminava a animação, de fato e de direito.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você, meu amigo Eliel. De fato, a opinião trazida nesse "post" de seu blog, retrata com fidelidade o que foi o carnaval de rua em Jardim. A palavra organização não esteve presente. O que salvou LITERALMENTE foi o trio Paradise, que animou a todos quando passou. Fora o trio, não se tem muito o que dizer do carnaval de rua.
    Com relação ao Mangueiral, foi tudo bem diferente. Gente bonita e ótimas bandas, foi muito bom.
    Parabéns aos organizadores do Mengueiral.

    Deveria haver um intercâmbio entres as equipes do mangueiral e da prefeitura, para que esta possa corrigir os erros e aprender com aquela.

    Um abraço

    Gustavo Brito

    ResponderExcluir
  2. Amigo Eliel, na minha opinião o prefeito tem que ter coragem e botar a frente da secretaria de turismo alguem que realmente seja comprometido com o carnaval de nossa cidade, chega de colocarem pessoas sem nem um compromiso com Jardim, tem muita gente boa sendo escanteada por quem só se preoculpa com Status. Um grande abraço amigo, peço que poste minha opinião, foi o que senti nos dias que passei nessa amada terrinha.

    ResponderExcluir
  3. Jardim do Seridó é uma cidade que atualmente passa por um declínio econômico, pricipalmente, por conta do fechamento da fábrica dos Medeiros, sendo o turismo de eventos uma importante alternativa para gerar empregos e renda mesmo que temporários. Para isso a Prefeitura, principal organizadora do Carnaval, tem que investir em atrações diferentes, mais organização e, quem sabe, até mesmo divulgar a cidade como uma alternativa à muvuca que se instala em Caicó no período momesco, provocando o caos nesse município. A cidade tem que ser divulgada como um carnaval "das antigas", sendo ainda um local para se brincar em família à salvo de brigas e confusões. Para tanto é preciso deixar de lado as bandeiras políticas e fazer da união uma fonte de idéias para melhorar o carnaval de 2011. Por outro lado, desde já, é necessário iniciar o planejamento e a organização do "São Pedro da Alegria ou do Povo", sendo o nome insignificante, pois com a consolidação da festa a cidade poderá se firmar no calendário do turismo de eventos do Estado. Enfim, é o que a cidade precisa.

    ResponderExcluir