quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

LIVRO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE SILVIO BEZERRA DE MELO.

Este blogueiro passando por Currais Novos, adquiriu o livro escrito pelo professor Joabel Rodrigues de Souza, onde focaliza o centenário de nascimento do ex prefeito de Cruzeta e Currais Novos, engenheiro agrônomo e empresário Sílvio Bezerra de Melo, filho de Tomaz Salustino e Tereza Bezerra de Araújo Melo (dona Tête).

Dr. Sílvio foi meu diretor na Mina Brejuí e na Rádio Brejuí, amigo, protetor e usava os conhecimentos que adquirimos na Rádio Nordeste de Natal para viabilizar a radiofonia curraisnovense.

Lendo o prefácio do livro, escrito por Joabel, o leitor conhece antecipadamente, o conteúdo. Diz o escritor: "foi uma honrada incubência que Marilene, Marílis, Márcia, Reno e Walter deram-me, oferecendo-me um aprofundamento de Sílvio Bezerra de Melo. Optei por uma caminhada, juntei documentos, informações, depoimentos, revirei arquivos, olhei jornais e conversei com amigos e familiares. Não foi díficil".

Dr.Sílvio nasceu em 1908, no sítio Jurupaiti. No sítio Alívio, cavalgou com Lampião. Estudou no colégio Marista. Formou-se em engenharia agrônomo, em Belo Horizonte. Atuou na estação experimental de Cruzeta, onde foi prefeito.

Quando a mina Brejuí foi descoberta, em 1943, foi um dos esteios de seu desenvolvimento. Foi prefeito de Currais Novos, realizando o famoso Congresso do Algodão, a Vaquejada Asis Chateubriand entre outros feitos.

Foi considerado o símbolo do sérido. Faleceu em Belo Horizonte, onde foi sepultado.

O registro que fazemos é por gratidão áquele homem dinâmico e "amigo do amigo".

4 comentários:

  1. Caro amigo Eliel.

    Solicito ao amigo que - por gentileza - me consiga um exemplar desse livro.
    Conversaremos depois.

    Um abraço.

    Bira Viegas

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Eliel Bezerra
    Houve um pequeno e ao mesmo momento grande erro em uma colocação ao qual diz que "Dr Silvio cavalgou com Lampião" isso e impossivel visto que Lampião nunca veio no seridó a unica passagem pelo bandoleiro pelo RN foi no assalto a Mossoró em 13 de julho de 1927 o cangaceiro que passou pelo seridó foi o então Antonio Silvino que segundo relatos visitou o Cel mais o mesmo não quiz recepciona-lo apenas deu hospedagem ao cangaceiro para passar a noite isso aconteçeu na atual casa de Moreira do fisco que fica no bairro do DNER.
    Ainda falando de Antonio Silvino o mesmo também passou pela fazenda pedereira na cidade de Caicó.

    Agradeço pelo espaço

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Eliel Bezerra,
    A Obra do Professor Joabel sobre o Centenário de Nascimento do Dr. Sílvio Bezerra de Melo me despertou um grande interesse. Será meu próximo investimento. Portanto, gostaria de saber onde seria possível encontrar esse livro.
    Um abraço.
    José Augusto

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro de Joabel. Onde posso encontrá-lo?
    Currais Novos?? NataLL
    Obrigada!

    ResponderExcluir