segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PSF'S DA ZONA RURAL EM ACARI ENFRENTAM PROBLEMAS.

Vereadores da oposição recebem varias reclamações sobre o péssimo estado de conservação da parte física e estrutural dos PSF”s da Zona Rural.

Os vereadores Ari do Hospital, Zé Gentil e Félix Bezerra, da Cidade de Acari, resolveram fiscalizar e apurar as reclamações, e o pior, constataram a realidade deprimente em que se encontra a saúde na Zona Rural Acariense.

O posto de saúde da localidade denominada como Cacimba do Meio (Beira do Rio), encontra-se em total estado de abandono.

O prédio em precário estado de conservação e, inclusive com “FEZES” de Morcegos por todos os lados, com apenas um médico, abrindo para atendimento uma vez a cada 15 dias.

Comenta-se também, que os equipamentos estão enferrujados, principalmente a mesa e a maca utilizada para os primeiros procedimentos, infelizmente não tivemos como averiguar, já que os postos estavam fechados.

Perguntei a algumas pessoas que encontrei, como eles faziam no caso de uma necessidade de urgência, as respostas eram sempre as mesmas, “Temos que buscar socorro na cidade”, detalhe, de onde está localizado o posto até a cidade são 21 KM’s.

Numas condições dessas, se por ventura uma pessoa sofrer uma picada de cobra, pode morrer antes de chegar ao Hospital que fica na cidade.

Já no posto da Comunidade Vaca brava, em relação a estrutura física a situação é um pouco melhor, mas, a exemplo do posto da Cacimba do Meio, só há atendimento médico a cada 15 dias .

Á auxiliar de enfermagem porém, está cumprindo uma licença médica, devido seu esposo está muito doente e ela esta cuidando do mesmo.

A Secretaria de saúde não nomeou outro (a) auxiliar para o posto, esse também estava fechado, perguntei as pessoas presentes, o que faziam no caso de uma urgência, resposta não foi muito satisfatória.

Disse as pessoas, “Temos que ir para a cidade a procura de socorro medico”, detalhe , da Vaca Brava para a cidade, são 30 Km’s.

Os vereadores defendem que sejam colocados médicos nos postos dos PSF’s da Zona Rural pelo menos, uma vez por semana, e que, tenha todos os dias um auxiliar de enfermagem nesses postos para pelo menos, dá uma assistência de primeiros socorros.

Os vereadores, estão fiscalizando e ao mesmo tempo reivindicando melhorias para os moradores das comunidades.
Com a colaboração de Damião Nelder.
Fotos:Chagas Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário