quinta-feira, 23 de julho de 2009

Caicó: Mais de 300 anos de devoção a Sant’Ana



ORIGENS DE CAICÓ
Em 1683 foi construída a Casa Forte do Cuó, origem da Cidade de Caicó. Os alicerces desta construção ainda se conservam no Sítio Penedo, próximo ao Núcleo da UFRN. Esta Casa Forte foi construída por iniciativa do Coronel Antônio de Albuquerque da Câmara, um dos primeiros que receberam Concessão de terras (Seismarias) na Região do Seridó, habitada pelos indígenas Tapuios (Janduís, Canindés e Pegos ou Paccas). Quando começaram a implantação das Fazendas de gado nesta região, os indígenas, que eram os verdadeiros donos desta terra há milênios, reagiram e travou-se a chamada Guerra dos Bárbaros (1683-1713). Os indígenas foram quase todos mortos.
A PRIMITIVA CAPELA
Após ser firmado o Tratado de paz entre brancos e indígenas, mesmo que a guerra dos Bárbaros continuasse até o século dezoito em vários locais, foi possível a construção da Capela de Sant'Ana, erguida próxima à Casa Forte em 20 de setembro de 1695 pelo Comandante e subordinados da Casa Forte do Cuó por intermédio do Frei Antônio João do Amor Divino, Capelão das Tropas Militares de Olinda em Pernambuco.
O ARRAIAL
O Arraial do Queiquó foi fundado em 1700 pelo Coronel Manoel de Souza Forte (Fundador de Caicó), ao redor da Casa Forte e da Capela de Sant'Ana.
INSTALAÇÃO OFICIAL DA POVOAÇÃO DO CAICÓ
Em 07 de julho de 1735 na Fazenda Penedo, foi instalada oficialmente a Povoação do Caicó, com a colocação do pelourinho, símbolo da Autoridade e Bênção pelo Padre Messias José Pereira da imagem de Sant'Ana doada pelo cearense Luiz da Fonte Rangel, esta antiga imagem de Sant'Ana de pé encontra-se na Capela lateral da Catedral. Esta solenidade foi na Praça da Capela e da Casa da Suplicação (Casa da Fazenda).
FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSO DO PIANCÓ
Com a criação, em 1730, da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, atual cidade de Pombal, na Paraíba, toda a Região do Seridó ficou pertencendo a esta Paróquia.
CRIAÇÃO DA FREGUESIA DE SANT'ANA DE CAICÓ
Em 15 de abril de 1748, o Visitador Manoel Machado Freire, achando-se em visita a Povoação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó, atual cidade de Pombal, em cumprimento ao Decreto de 20 de fevereiro de 1747 de Dom Frei Luiz de Santa Teresa, Bispo de Olinda em Pernambuco, procedeu a criação da nova Freguesia de Sant'Ana de Caicó.
INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA DE SANT'ANA DE CAICÓ
Em 26 de julho de 1748, o Padre Francisco Alves Maia, primeiro Vigário de Caicó, instalou a Paróquia de Sant'Ana em Caicó. Neste dia após a Procissão foi escolhido um local melhor para a construção da Igreja Matriz de Sant'Ana e colocada neste local uma cruz.
A CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Com a construção da Igreja Matriz, que é hoje a Catedral de Sant'Ana, a primitiva Capela de Sant'Ana no Sítio Penedo, passou a ser Capela de Nossa Senhora do Rosário e existiu até 1800. Em 1853 foi construída a atual Igreja do Rosário. Construída a Matriz por Manoel Fernandes Jorge em outro local, a Povoação mudou de lugar, passando as casas a serem construídas próximas a nova Igreja, sendo a mais antiga a casa de pedra do português Antônio da Rocha Gama, próxima ao Poço de Sant'Ana.
VISITAS PASTORAIS AO SERIDÓ
Durante o período em que a Região do Seridó, estava ligada a então Diocese de Olinda, vários Visitadores, em nome do Bispo visitaram esta Região. Há 200 anos, em 26 de setembro de 1809, visitou Caicó o Visitador e Delegado da Crisma, padre Inácio Pinto de Almeida e Castro, que se fazia acompanhar de seu irmão Padre José Joaquim Pinto de Almeida e Castro, ambos eram irmãos de Frei Miguelinho. O primeiro Bispo que visitou a Região do Seridó foi o primeiro Bispo da Paraíba, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques. Em 1903 fez visita pastoral a todas as paróquias existentes naquela época no Seridó: Jardim do Seridó, Caicó, Serra Negra do Norte, Jucurutu, Acari e Currais Novos. Em Caicó a visita pastoral teve início em 25 de julho do referido ano.

A DIOCESE ATUALMENTE
Hoje a Diocese de Caicó é constituída de 22 municípios com 25 Paróquias sendo 05 em Caicó e vinte em outros 20 municípios, 01 Área Pastoral e 02 município que não são Paróquias.
O CLERO ATUAL
O clero é composto por:
01 Bispo;
44 Padres residentes;
14 Padres residentes em outras Dioceses;
17 Diáconos Permanentes e residentes;
02 Diáconos Permanentes, residentes em outra Diocese.

INSTITUIÇÕES
A Diocese conta com:
Seminário Diocesano Santo Cura D'Ars;
Instituto de Teologia Cardeal Sales;
Faculdade de Teologia Cardeal Sales;
Escola Diaconal Monsenhor Ausônio Tércio;
Escola de Catequese de Currais Novos;
Escola de Catequese dom Manuel Tavares de Araújo;
Escola de Caridade Frederico Ozanam;Colégio Diocesano Seridoense;
Educandário Santa Teresinha (fundado antes da Diocese);
Educandário Jesus Menino em Currais Novos;
Fundação Educacional Sant'Ana, mantenedora das Emissoras de Educação Rural AM Caicó;
Rádio Rural FM Caicó;
Rádio Rural AM de parelhas;
TV Cristo Rei em Currais Novos;
Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC;
Pastoral da Criança.

BISPOS NASCIDOS NO SERIDÓ
Dom José Adelino Dantas, segundo Bispo de Caicó, nasceu em São Vicente;
O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, nasceu em Acari;
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Guarabira-PB, nasceu em Jardim do Seridó, foi o primeiro Bispo saído do Clero da Diocese de Caicó.

Por Sebastião Morais - Pesquisador da História do Seridó

Nenhum comentário:

Postar um comentário