terça-feira, 23 de junho de 2009

ECOLOGIA: JULGUE VOCÊ MESMO.

A coordenadora do meio ambiente da Secretaria Municipal de Agircultura e Abastecimento Ana Paola nos manda email esclarecedor que vale a pena ser publicado:

"Estou escrevendo a todos vocês, pra que hoje nesse São João, ao contrário de muita gente, vocês não façam fogueiras. Sei que é tradição, mas nem toda tradição deve ser seguida a risca. Nos dias de hoje, estamos vivenciando um processo chamado de desertificação no nosso querido Seridó, e várias atividades aceleram esse processo que empobrece o nosso solo, como as fornalhas de panificadoras, de cerâmicas e carvoarias.

Mas vocês devem estar pensando, como uma inocente fogueira que eu acendo em casa vai prejudicar o solo do Seridó? Já pensou na possibilidade de que não seja só uma pessoa que faz fogueira? Quase toda casa tem uma fogueira no dia de hoje e ai de quem reclame, mas não continuemos a ser cegos e comecemos a enxergar a problemática que está diante dos nossos olhos. É nosso dever fazer a nossa parte no mundo e preservar o resto de caatinga que existe.

As pessoas pensam muito no problema da Amazônia e da Mata Atlântica, mas e a nossa caatinga? Coitada, está se esvaindo e quase ninguém se preocupa. Não quero gritar sozinha no deserto, quero que todos nós nos sensibilizemos com o que está acontecendo, se cada um fizer por onde, teremos um mundo melhor pra nós e pros nossos filhos e netos.

Não falo isso com relação a retirada de lenha só por causa da desertificação não. Tem outros motivos a mais. Falo também por ser um crime ambiental. É bem clara a legislação vigente, ela diz que é terminantemente proibida a retirada de mata nativa, só em caso de licenciamento ela é permitida. Caso contrário quem for pego pode ser preso e ainda paga uma multa bem gorda.

Pesquisem sobre o Código Florestal, ou sobre a Lei Federal de Crimes Ambientais. Ela é bem clara e tem muitos órgãos dispostos a receber as denúncias das pessoas. Se você teme em denunciar, não tema. Ela é anônima. E insista meu caro, minha cara. É o nosso planeta que clama por socorro, é o nosso solo que nos sustenta que está se acabando. Pense na sua saúde, pois as fogueiras também trazem fumaça pros nossos pulmões e irritam os nossos olhos. Pensem na nossa audição que fica prejudicada com os "pipocos" causando poluição sonora.

Brinquemos o São João saudavelmente, ouçam e acatem o meu pedido. Eu vos imploro em nome da Terra. Não sejamos mesquinhos e pensemos em tradição que não leva a nada, e que são João Batista não dava o menor valor, tendo em vista este em vida ser uma pessoa muito simples e que não dava valor a essas coisas, dava valor apenas a Deus, por isso foi tão grande profeta. Não pensemos que lenha é fonte de renda, pensemos que a nossa vegetação é fonte de vida e preservemos essa benção de Deus, antes que seja tarde demais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário