segunda-feira, 25 de maio de 2009

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO LANÇA EM PARELHAS PROGRAMA DE RECUPERAÇÃ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.

O governador em exercício, Iberê Ferreira de Souza, lança nesta terça-feira (26), o Programa de Recuperação de Bacias Hidrográficas, ação coordenada pelo Programa Semiárido Potiguar (PSP), financiado pelo Banco Mundial. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acontece às 15h na quadra de esportes da comunidade Cobra, no município de Parelhas. A primeira ação do programa será a recuperação da bacia do rio Cobra. Posteriormente, serão recuperadas as bacias do rio Una, no Agreste, e do rio Potengi.

A área da micro bacia do Rio Cobra foi selecionada após articulação entre as comunidades e o governo e através de um resgate histórico das comunidades de Juazeiro, Cachoeira e Santo Antônio da Cobra. O primeiro passo que está sendo dado na área é para a sustentabilidade hídrica, através da recuperação dos sistemas de abastecimento de água nas três comunidades. Serão construídas ainda barragens subterrâneas, barramentos e renques de pedra solta para evitar erosão do solo e consequentemente o assoreamento dos rios.

“As atividades que estão sendo desenvolvidas pelo PSP na bacia do Cobra certamente servirão de exemplos para outros estados”, afirma Iberê. Ele destaca ainda que as experiências em Parelhas irão orientar o trabalho desenvolvido em todo o Rio Grande do Norte através da parceria entre MMA, Governo do Estado e Sociedade Civil.

PROGRAMA SEMIÁRIDO - O PSP, que trabalha com a gestão de recursos hídricos, também desenvolve atividades de combate à desertificação no RN. Os recursos são garantidos através da parceira estabelecida com o Banco Mundial, que investe 120 milhões de reais no Programa.
Fonte:SEMARH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário